📢 Um controle de estoque bem-feito é essencial para evitar desperdícios com acúmulo ou escassez de produtos. Mas, para alcançar essa meta, é preciso muita organização, técnica e ferramentas adequadas para o trabalho.
👉 Uma das mudanças que têm acontecido neste novo ambiente é a possibilidade de atuar com a chamada “vitrine infinita”, ou seja, vender os produtos na loja física. Mas, também no e-commerce.
🔥 Neste contexto, o controle de estoque deve ser priorizado, porque a empresa dependerá dele para saber, com clareza e precisão, as quantidades de cada item existente na Farmácia, como se pode imaginar, quando ele não é realizado de forma eficaz, podem acontecer problemas como os furos no estoque: as quantidades reais de um determinado item não batem com aquilo registrado no sistema.
Dessa forma, o Grupo Multifarma separou 5 dicas que você pode fazer para ter um estoque mais concreto. Confira!
1⃣- Registre todas as entradas e saídas em um sistema informatizado.
Fazer o registro de estoque em uma planilha simples é um convite ao erro humano, mesmo usando o Excel, por exemplo. Dessa forma vale começar com a recomendação de aderir um software para gestão, nele você vai conseguir dar entrada e saída em todos os produtos da empresa.
Aqui no Grupo Multifarma, temos alguns programas que indicamos para os Associados. Entre eles temos: HOS, Digifarma, Magno System.
2⃣- Compre na medida certa e trabalhe com um estoque equilibrado.
Um estoque equilibrado faz com que suas vendas fluam cada vez mais. Faça um cronograma de compras e se atente sempre ao seu estoque.
3⃣- Estabeleça inspeções periódicas do estoque.
Mesmo que as dicas acima sejam seguidas à risca, falhas no processo podem acontecer. Por um momento de distração, um produto pode entrar sem ser devidamente cadastrado e esquecido no estoque.
Para evitar que uma falha vire um problema maior, é recomendável estabelecer uma rotina de inspeções periódicas.
4⃣- Crie um programa de diminuição de perdas
Perder produtos no estoque, pode ser uma situação comum. Mas, que pode e DEVE ser evitada. E pode ser evitada com a criação de um programa de diminuição de perdas. Para tal, é preciso realizar algumas medidas como:
Usar um sistema de gestão integrado; (Como dito no tópico 1)
Acompanhe o volume de compras; (Como dito no tópico 2)
Receba as mercadorias com cuidado;
Fique atento as datas de validade;
Crie indicadores de controle e resultado para seus colaboradores;
Realize um inventário do estoque. (Como dito no tópico 3)
Com essas simples ações você já vai notar uma grande mudança no seu controle de estoque.
5⃣- Reabasteça de forma inteligente.
Reabastecer o estoque de forma inteligente traz muitos benefícios. Os principais são uma gestão melhor dos custos e também evitar compras erradas.
Produtos sazonais, ou seja, que vendem mais em um determinado período, devem ser adquiridos de forma inteligente e reabastecidos com base na demanda existente.
Por outro lado, é ruim ter falta de produtos e, com isso, perder vendas. Logo, dar prioridade à compra dos produtos mais populares é uma boa forma de evitar que isso aconteça.
Essas medidas vão favorecer inclusive o trabalho dos operadores, já que a criação de uma rotina similar possibilita um melhor gerenciamento e, quando surgirem as novidades (chegada de novos produtos), esse processo não vai se tornar um problema.
Estudar o comportamento do consumidor também contribui para que esse reabastecimento inteligente aconteça, já que saber os tipos de produtos que mais despertam o interesse funciona até mesmo como uma vantagem competitiva.
Ter produtos à pronta-entrega que os concorrentes não têm é um exemplo bastante claro dessa importância.
Com esse vasto panorama apresentado, você tem agora todas as ferramentas necessárias para fazer um controle de estoque eficiente e maximizar os seus resultados.
📢Gostaria de saber mais? Entre em contato com seu consultor e solicite o treinamento de vendas.
Comments